terça-feira, 11 de junho de 2013

Bagagem de viagem - Eletrônicos

Falar de bagagens é um clichê. Quando começamos a falar de roupas a levar, tem gente que levar 3 camisetas pra cada dia de viagem e traga de volta, tem quem leve várias camisetas velhas e vá descartando, tem que vá com apenas uma e fique com ela por semanas (ave!). Isso vai do nariz de cada um, e do quanto está disposto a levar na bagagem. Eu, particularmente, tenho alergias se fico mais de um dia com a mesma roupa.

Nos eletrônicos, via de regra, quanto mais compacto e mais completo um aparelho for, mais caro. Então cabe a cada um escolher para si o melhor custo x benefício dentro das suas necessidades.

O meu setup preferido é composto por:

- Um smartphone com plano de dados (3 ou 4G) e uma boa câmera, um bom processador e uma tela descente. Ele vai te servir, ainda que como backup, como GPS auxiliar, Câmera auxiliar e para acesso à internet, e incrivelmente faz ligações também. Meu preferido era o meu Nokia N8, já falecido. Mas hoje os ai!fones, Galaxys e Cia dão conta do recado tranquilamente.

Esmartefones otimizam o espaço.

- Um GPS de precisão. Existe diferença entre GPSs e navegadores. Navegadores são aqueles baratinhos, de tela grande, touchscreen, que são excelentes para a cidade. Esses você substitui com o celular. O GPS tem como função gravar a tua rota, a trilha toda que você fez, servir de bussola, te guiar de volta quando necessário. Eu uso um velhinho, Garmin Vista HCX. Outra vantagem desses GPSs é que eles são extremamente parrudos, aguentam muita porrada e normalmente são à prova d’agua. Os modelos mais tops tem tela maior e touchscreen o que faz eles muito mais fácil de mexer, mas pra mim o custo não compensa.

Pequeno e parrudo, esses não te deixam na mão.

- Câmeras. Eu carrego duas além do celular, pois não gosto de perder oportunidades para boas fotos. Uso uma compacta Sony de 12MP, que já tem muito mais qualidade do que o celular, e uma outra Sony maior e com mais zoom, mas nada profissional. Eu gosto muito de fotografia, mas para carregar uma profissa + lentes + apetrechos, e tomar um cuidado extremo com tudo, pra mim a dor de cabeça ia ser muita. Fico com as minhas basiquinhas mesmo. Vou comprar uma GoPro também, mas será meu presente de natal e vai demorar um pouco, hehe.

Zoom nunca é demais. Essa aí tem 15x ótico mais 15x digital (perde qualidade) além da tela que destaca e movimenta.
E só. Para viagens maiores quero adquirir um tablet para maior conforto ao acessar a net. Minimalista, não?

Nos 90dias de mochilão pela Europa eu usei apenas o celular e as máquinas. Ficar on line só pelo celular é possível e até que bom depois que pega o jeito. Mas a telinha pequena cansa as vezes.

Não se esqueça de levar carregadores 12v e instalar tomadas 12v na moto ou caso esteja de mochilão, levar uma bateria externa. Evita de passar perregues bestas como eu que fiquei em Bolonha(IT) à noite sem reserva de hostel nem pousada, sem grana e sem bateria no celular pra conseguir procurar um lugar pra ficar.



Interessante para quem quer se aventurar “onde ninguém jamais foi, além da fronteira final” é um SPOT, um aparelhinho rastreador via GPS que pode mandar um SMS de pedido de ajuda.

Não recomendo, de forma alguma, levar notebooks para a viagem, ainda mais se for offroad. Notebooks são equipamentos sensíveis e a chance de dar problema é grande. Netbooks que não tenham HD de disco já são mais resistentes, apesar de volumosos e da tela frágil.


Evite levar coisas tipo Ipod se for levar seu Iphone ou Smartphone. Nem tanto pelo peso e volume, mas pela preocupação. Quanto menos tranqueiras, menos preocupação e mais se curte o pesseio. Minimalista sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário